sábado, 22 de outubro de 2016

MEDITAR É PRECISO!!! Técnicas simples para todo o tempo!



         Olá! Trago algumas técnicas meditações simples e eficazes as quais utilizo para ficar mais harmonizada, tranquila e mais conectada comigo mesma e com O Universo. Como são técnicas, não tem ligação com nenhuma deidade, ou religião, pessoas não precisam ter receio de ofender o Seu Deus de alguma forma ou ir contra as suas crenças. São apenas umas poucas que experimentei e que me ajudam, existem muitas outras de várias linhas, portanto essas podem ser um início.

         Algumas dicas:
DO QUE EU PRECISO?: De você.
QUE POSIÇÃO DEVO ESTAR? Sentado de forma confortável, coluna reta se possível, sem dobrar-se sobre o abdome, nem sobre o estômago, nem sobre o peito. Pode apoiar as costas contanto que você esteja confortável.
E COMO FICAM AS MÃOS? As mãos, deixe-as descansarem um pouco, não é preciso nenhuma posição específica, mas dou algumas dicas como junto do seu abdome sobre a coxa, sobre o encontro das suas coxas uma sobre a outra, confortáveis, soltas, descanso para as mãos.
E COMO FICAM OS PÉS? Aconselho, se você estiver sentado, ficar com os pés com as plantas no chão, mas sempre é seu conforto que conta. Pernas mais abertas ou mais fechadas, você que manda.
ONDE POSSO MEDITAR: No início a gente sente a necessidade de estar em um lugar quieto. Mas você escolhe se com luz ou sem, se aceita o barulho ou prefere um lugar silencioso. Depois essas técnicas são automaticamente levadas para a vida cotidiana, você se pega centrado no ônibus, no metrô e em situações difíceis, como mágica, a técnica volta e te ajuda porque seu Eu Superior te guia e sua mente e seu corpo aprenderam.
QUAL TÉCNICA DEVO ESCOLHER: A que você mais se identificar. A que mais lhe trouxer paz e conexão.
QUANTO TEMPO DEVO MEDITAR?: A partir de 5 minutos já há efeitos muito bons. O máximo você é quem diz.


1.   TÉCNICAS DOS SONS
 
a.      Técnica de ouvir os sons externos
Ouça tudo que está ao seu redor. Aceite. Aceite o passarinho. Aceite a sirene. Aceite o canto do vizinho. Aceite. Observe se te irrita, e deixe ir, se te alegra, deixe ir, se te leva a um pensamento, volte a ouvir o ambiente, ouça os zumbidos, ouça o vento, ouça o trabalhador, o carro que passar, deixe ir e ouça os sons. Volte aos sons, a mente é cigana, aceite e volte ao som, não há som melhor do que outro, são todos sons, você está atento, você está vivo, você está no momento presente, ouvindo, percebendo, atento aos sons.


b.  Técnica de ouvir os sons internos
Ouça tudo que está dentro de você. Tudo é belo, aceite o som, sem julgamentos, só ouça. Ouça a respiração, aceite, fique atento, perceba. Ouça as batidas do coração, não julgue, apenas ouça, acelerado ou lento e suave, aceite é seu ser, é divino, apenas ouça. Um músculo que relaxa, um osso que estala em uma inspiração mais forte, aceite, observe, seu estômago, os gases, o intestino aceite, ouça as batidas do coração, ouça o ar em você, apenas ouvir. Ouça dentro, deixe o pensamento ir, ouça.



2. TÉCNICAS DOS CENTROS ENERGÉTICOS (Chakras)
 
a.      Técnica de observar o espaço entre as sobrancelhas (Agna Chakra)
Mantenha sua atenção voltada para o espaço entre suas sobrancelhas. Só isso. Olhos fechados ou abertos, apenas tome conta, não importa onde está o seu olhar, esteja atento, se o pensamento vier, acolha com amor, é você, e volte a sua atenção, esse momento é seu, descanse na atenção ao espaço entre as sobrancelhas, apenas esteja lá, você está vivo, está atenta, a distração é um mar, mas você não entra nela, você volta ao seu centro, observe... observe o centro... observe entre as sobrancelhas, observe nesse agora.




 

 

 b.  Técnica de observar o centro do peito (Anahata Chakra)
Mantenha sua atenção voltada para o centro do seu peito. Só isso. Olhos fechados ou abertos, relaxe e sinta o centro do seu tórax, observe com amor, aceite, deixe os sentimentos, solte, você é além, volte sua atenção, ao centro do seu peito, observe, pensamentos, sentimentos, veja, eles estão aí, mas não são você, deixe ir, abra mão, volte para o centro do seu peito. Não reprima nem incentive, apenas seja Você, veja, aceite, deixe e volte sua atenção ao centro do seu peito, abra, observe, perceba, esteja presente, atento ao centro do seu peito.





3. TÉCNICAS DO RESPIRAR
 
a.      Técnica de contar as respirações
A cada inspiração, conte mentalmente até 10 e recomece. Se perder a conta, aceite com amor, e volte ao 1. Não precisa mentalizar nada, não precisa dizer nada, não precisa de coisa alguma apenas ser você nesse momento, aceite tudo com amor, porque também é você. Eis umas dicas:
- Inspire conte 1... expire... no seu ritmo
- Inspire conte 2... aceite a energia do ar, expire... tudo já passou
- Inspire conte 3... aceite o pensamento e o deixe ir com amor, expire... e seu corpo flui
- inspire conte 4... seu corpo é seu amigo, expire... o ar é seu amigo,
- Inspire conte 5... você é leve, expire... você é luz
- inspire conte 6... tudo É, expire...   peso se vai,
-  inspire conte 7... a mente está mais serena, expire... entregue,
- inspire conte 8...você brilha, expire... Tudo flui
- inspire, conte 9... Você está no presente, expire... você está no presente, -- - - - inspire conte 10..., expire...
- Inspire 1... expire...
- Inspire 2... expire...
- Inspire 3... expire...
- Inspire 4... expire...
- Inspire 5... expire...

b.   Técnica de observar a entrada e saída do ar
Apenas isso. Simples assim. Sinta o ar entrando pelas narinas, passar por dentro de você, e encher você, fluir, observe a sua saída, todo o trajeto de volta, apenas observe. O foco no ir e vir, no entrar e sair, no preencher e esvaziar, dentro e fora... aceitar e deixar ir...


c.       Técnica da respiração abdominal
Tente focalizar na musculatura abdominal, deixe seu umbigo subir (mas sem dilatar a barriga) e se encolher ajudando o diafragma e os pulmões.
Sinta esse foco, essa energia, esse fluxo de subida e descida no seu abdômen, suave, sem força. Traga sua atenção para a respiração nesse ponto, seu umbigo, estabeleça seu ritmo.  Olhe com sua atenção a sua barriga, sobe e desce, sem distensão, apenas ritmo, apenas equilibro... sobe e desce, entra e sai, apenas paz... sobe e desce, trazendo seu umbigo levemente para dentro seguido de leve contração, suave macio, entra e sai, luz e paz... sobe e desce...


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Om Namah Shivaya: Ajuda divina para restabelecer equilíbrio




         As vezes acontece de perdermos o equilíbrio por coisas que não fazem parte da nossa escolha. Um momento de dor física ou emocional as vezes simplesmente acontecem ou a resolução está longe dos seus olhos, podem ser daqui a um segundo, mas a mente não sabe ainda.

         Daí meditar fica difícil. A mente fica rebelde, voa para todo lado, o corpo não fica quieto, quanto mais sentado em alguma posição difícil. E nessas horas é tão necessário ter força interior para passar por esse momento e sair mais vivo, mais belo, mais divino.

         Então tenho uma humilde dica: entregar-se a repetição do mantra:
 “Om Namah Shivaya”, "eu me rendo ao Senhor Shiva”.

         O nome Shiva quer dizer “Auspicioso”, é o princípio único do Universo, A Fonte, O Criador, O Amado que nossa alma anseia em se ligar e nos ajudar a viver. Muitas religiões, muitos nomes, O Mesmo Amado.

         Sugiro um ato de entrega, do corpo, da mente e da alma, uma entrega que pela Bondade Amorosa do Senhor, gera cura, paz e alívio.

         Como fazer:
1  1. Fique confortável. Como quiser, sentado, deitado, não importa, apenas, deixe-se bem, não importa onde.

2. Ouça a repetição dos mantras, ou recite, cante se você estiver com vontade. (trago várias versões do mantra abaixo)
 
3. Não brigue com seus pensamentos, deixe que O Amado vai tomar conta deles.
4.      Tome ciência de que O Amado, Deus, O Cosmo está olhando para você, com amor, com solidariedade e sem julgamento. 
 
   4. Não brigue com seu sono. Se você dormir, não tem problema, O Amado está com você no seu sono e talvez você precise de um soninho reparador.
  Retome depois do cochilo, ou outra vezes no dia, na semana, quando você achar que precisa ou deseja.

         As vezes acontece da sua mente estar muito agitada, daí ela ouve o som e o ritmo dela se desacelera. Muitas vezes a mente entra no ritmo de tal forma que a repetição interna acontece naturalmente e da mente para o coração é um pulo, daqui pouco a sua alma se entrega e recita e canta junto “Om Namah Shivaya, Om Namah Shivaya, Om Namah Shivaya...”
 

         As coisas ficam mais suportáveis, mais claras, menos doloridas e com mais paz. Tudo fica muito mais favorável e auspicioso.



versão com 6:26 minutos




Versão com 15:32 minutos



Versão com 20:35 minutos



Versão com 31:33 minutos



Versão com 1 hora, coral de vozes e com tambor.


Versão com 1 hora, animado


Versão com 9 horas se você quiser dormir ao som do mantra dO Amado