terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Escolha a sua yoga e siga rumo a 2019 na prática do seu coração!


         NOVO ANOOOOOOOOOOOOOOO!PARABÉNS! PAZ, LUZ, GRAÇA, SUAVIDADES E PROSPERIDADES, AMORES EM TODO LUGAR E TEMPO É O QUE DESEJO A VOCÊ!

         E que tal darmos ouvidos ao chamado interno de ligação conosco e com O Divino?
          Vasculhando o nosso coração, a nossa alma, dentro dela temos uma ânsia de evolução espiritual. Cada um tem um caminho e, por isso, trago os caminhos dentro do yoga. Um resumo bem simplificado com o qual você pode ter um início para escolha o que tocar o seu coração, e pesquisar, procurar por mestres, estudar, de forma que a dedicação mostre  seus frutos belíssimos nesse ano que está por vir.
         Yoga é conexão com o Divino. Que tem como o objetivo retirar o véu de Maya ilusão, nos fazer estar no nosso estado real de Consciência Desperta e com isso, completamente livres do sofrimento, das reencarnações sucessivas e da terrível sensação de solidão e desconexão com O Todo. 


         De acordo com os princípios védicos, existem oito tipos de Yoga: Bhakti Yoga, Jnana Yoga, Karma Yoga, Tantra Yoga, Kriya Yoga, Kundalini Yoga, Hatha Yoga e Raja Yoga.

Bhakti Yoga é a de devoção ao Ishtadevata, a representação escolhida de Deus, que pode ser Shiva, Krishna, A Mãe Divina... contanto que o devoto entregue de coração e com toda inteireza a sua vida e suas práticas ao Divino, entoando seus mantras, suas práticas e toda ação deve ser entregue a Deus em um ato de submissão amorosa.

Jnana Yoga é a dedicação a busca do conhecimento dos livros sagrados, Vedas, Upanishads, Puranas e tantos outros para se conhecer e alcançar A Consciência maior. O saber sobre O Ser é Ser, ao se interiorizar, meditar, sentir e viver.

Karma Yoga é o serviço devocional desapegado aos seus resultados, com o cuidado do outro, é o serviço desinteressado para a humanidade, sem visar de forma alguma seus frutos, fracasso ou sucesso.

Tantra yoga está baseado no culto a Mãe Divina na sua força de Shakti, energia, através de rituais próprios para o desenvolvimento de habilidades e desbloqueios energéticos, no qual o corpo é um instrumento. De acordo com Osho “é a ciência da transformação da energia sexual”. Conheço nada de Tantra, mas não é massagem, não é misticismo com base no sexo livre, são rituais sérios, passados por mestres e/ou famílias, portanto um mestre de Tantra é raro e muito seletivo porém essencial para uma prática séria.

Kriya Yoga se trata de um conjunto de técnicas de respiração, meditação no centro da testa na abertura do centro da consciência Maior (entre as sobrancelhas) e outras práticas das quais não tenho acesso pois são ensinadas de mestre para discípulo, como exercícios de energização para abrir os centros de consciência e acelerar o processo de autorrealização.

Kundalini Yoga é a busca do desenvolvimento da energia Kundalini, que passa pela coluna vertebral e sobe até a cabeça abrindo os portais da consciência e levando a purificação que leva a iluminação.

Hatha Yoga está ligada a prática de posturas, asanas, que tem por objetivo alinhas os cinco corpos Koshas (corpo físico (annamaya), energético (pranamaya), mental (Manomaya),  corpo psíquico (vigyanamaya) e corpo causal (anandamaya – este último cheio de Graça e bem-aventurança, O Corpo Divino)) para se chegar à Consciência Transcendental.

Raja Yoga: a “yoga Real” ou Ashtanga (oito membros) Yoga possui oito pilares que se dividem em proibições, deveres e práticas físicas e mentais;

1       Yamas - abstinências ou harmonização do homem com a sociedade (os 5 de Patanjali):

o   Ahimsa – não violência

o   Satya – verdade

o   Asteya – não roubar

o   Brahmacharya – abstinência de relações sexuais ilícitas

o   Aparigraha – não cobiçar

2     Niyama – obrigações ou harmonização do homem com ele mesmo

o   Shaucha – purificação

o   Santosha – contentamento

o   Tapas – austeridade e desapego

o   Swadhyaya – Estudo e entoação dos mantras

o   Ishvarapranidhana – Se render e adorar

3       Asanas posturas físicas

4     Pranayama – exercícios respiratórios

5       Pratyahara – interiorização dos sentidos

6       Dharana – concentração da mente

7       Dhyana – meditação

8       Samadhi – Estado de liberação, mente conectada com O Divino, fim da ignorância. 

Sinta, escolha, se mova no caminho espiritual,
 a evolução virá com cada passo no destino de plenitude
 que é sua por existência!

Abaixo segue o link de um vídeo sobre yoga e suas variações em espanhol, espero ser inspirador!

Sem comentários:

Enviar um comentário